sexta-feira, 27 de maio de 2011

O criador

Sobre Quino e Mafalda
Para quem não sabe as tirinhas que usei no meu blog, para representar alguns estereótipos dos signos, são de um cartunista argentino chamado Quino.
Quino nasceu em Mendonza em 1932 e é filho de imigrantes espanhóis.


Criou Mafalda em 1963, a pedido de uma agência de publicidades que estava desenvolvendo propaganda para uma empresa de eletrodomésticos. Os personagens pedidos pela agência teriam que usar em seus nomes a letra M (de Mansfield – a empresa de eletrodomésticos), daí veio o nome Mafalda. A agência não usou a criação de Quino.
Um ano mais tarde, em 29 de setembro de 1964, Mafalda começa a ser publicada semanalmente em uma revista chamada Primera Plana.
Mafalda foi criada em uma época de muito caos pelo mundo: crises entre EUA, URSS e China; Cuba e Fidel Castro; Guerra do Vietnã; Guerra dos seis dias entre Egito e Israel; assassinatos de Martin Luther King e Kennedy entre outras grandes confusões.
Na Argentina não era diferente: intermináveis golpes de estado que, logicamente, vinham acompanhados de todo o tipo de censura e repressão. O jornal para qual Quino escrevia foi fechado e Mafalda fica seis meses sem aparecer em 1967.
A economia era péssima e todo o povo passava por uma situação bem complicada.
Com toda essa bagunça pelo mundo não é de se estranhar que Mafalda era tão revoltada com as coisas.
Durante os quase 10 anos de publicações de Mafalda, Quino sempre dava um jeito de expressar toda a sua indignação diante de tamanha falta de humanidade que assolava o mundo.
Os assuntos abordados nas tiras eram dos mais variados desde o questionamento ao movimento hippie e a música dos Beatles, passando pela economia, sistema de ensino, valores familiares, TV até o medo do comunismo e da China. Hora ou outra, ele publicava uma tira mais leve, acho que talvez fosse para tentar descontrair um pouco...
Vale muito a pena descobrir Mafalda. É fácil de achar todas as tiras publicadas em um só livro...


No mundo da Lua...

Peixes
Enfim, o último signo! Signo do elemento água... sensível, sonhador, romântico...
O pessoal de peixes costuma ter uma sensibilidade enorme em relação aos outros e seus sentimentos. Gostam de ajudar e de prestar solidariedade a todos e a todo o momento. É comum os vermos se sacrificando pelo bem estar dos irmãos, namorados, maridos, família, etc...
Existe uma aura neles que seduz a todos, mas ninguém sabe dizer ao certo o que é... Eles simplesmente são hipnotizadores!
São sonhadores incorrigíveis e com freqüência perdem a noção da realidade.


terça-feira, 24 de maio de 2011

Liberdade, igualdade, fraternidade...

O signo de aquário representa a liberdade, a amizade e a independência.
Os aquarianos são um povo bem inquieto que detesta autoritarismo e tradicionalismos. São extremamente criativos e, por isso, vivem querendo transformar o mundo e a si mesmos o tempo todo. Ficar parado não é coisa para Aquário... Muito menos ficar quietos: são contra qualquer tipo de censura, preconceito, discriminação e fazem questão de deixar isso bem claro!
Às vezes podem se tornar bem excêntricos e um pouco estranhos na maneira de ser para pessoas que não acompanham a mente deles.



segunda-feira, 16 de maio de 2011

Futebol arte (arte cênica!)

Arte mesmo e não por que é maravilhoso assistir as grandes jogadas, mas sim pelas fantásticas encenações que fazem quando recebem uma trombadinha do adversário.
Às vezes o escândalo é tamanho que chamar de ridículo é ofender a própria palavra.
Também não da para chamar de teatro amador por que já vi peças que, mesmo ruins, ainda superam em autenticidade.
Alguém precisa lembrar esse povo que eles são profissionais do esporte e não da arte. Da arte de encarnar um papel: o personagem do filme de guerra que infelizmente está bem no local onde cai uma bomba! Ou daquele desenho que leva o piano na cabeça!
Eu fico pensando o que seria de qualquer um deles se ficassem dois minutos dentro de uma partida de futebol americano!
Quem já viu qualquer jogo da NFL sabe que eles levam cada cacetada de dois, três ou até ficam embaixo de quatro jogadores de 1,95m e 150kgs cada um! Eles ainda levantam a saem andando como se tivessem saído da cama agorinha mesmo!
E não é só na NFL, a NBA também tem um grau de contato que é absurdo... Isso sem falar do rugby ou hockey!
Não estou menosprezando o futebol, mesmo por que é um esporte emocionante quando bem jogado. Quem vê o Barcelona, Real Madri, Manchester United, Chelsea, Inter de Milão... dá gosto... Também tem as palhaçadas, mas não chega a dar vergonha alheia.
Alguém já sentiu isso?
Eu sinto quando vejo algum jogador se debatendo no chão como se alguém estivesse arrancando suas unhas com alicate e, depois que ele é retirado do campo (e tratado com a milagrosa água de torneira de garrafinha), levanta no pique da globo como se nada tivesse acontecido... Bom, acho que nada aconteceu mesmo não é? Foi só mais uma tentativa de ser indicado para o Oscar de melhor ator de comedia dramática!(?)
O que eu quero dizer é que as coisas podem ser incríveis se deixarem esses comportamentos de lado. Será que um dia eu vou poder ver isso?

Capricórnios

Signo ligado com status, com regras sociais, hierarquias, profissão, entre outras coisas.
Quando pensamos em capricórnio, podemos pensar em trabalho sério. Um executivo de terno e cheio de etiquetas é bem a imagem de capricórnio.
Desde muito pequenos os capricornianos desenvolvem um senso de responsabilidade e, por isso, acabam se tornando muito sérios muito cedo. Eles se cobram muito e odeiam que as coisas não sejam bem feitas.
São os melhores quando falamos em concretizações. Se existe um signo que é capaz de atingir metas não importa a dificuldade ou o tempo que demore, esse signo é capricórnio.
Mas por essa determinação ser tão forte eles podem ficar sem tempo para diversões e lazer, trabalhando tanto assim e levando a vida tão a serio eles ficam meio mal humorados e um tanto insensíveis. Praticidade e ordem são as palavras da vez.
Nada de romantizar ou espiritualizar as coisas, preto no branco!


segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dos que tem fé na vida...

Os sagitarianos são os engraçadinhos do zodíaco! Eles sempre tem uma piadinha na ponta da língua para afastar os pesares.
Sempre bem humorados, otimistas e entusiasmados eles são capazes de colocar qualquer para cima.
Eles encaram a vida como uma grande aventura emocionante e não perdem por esperar pelo que vem a seguir. Mesmo que as noticias não sejam boas o sagitariano acha que tudo vai ficar bem não importa o que aconteça devido à fé inabalável que possuem.
Mas esse jeito de ser tem uma linha tênue entre o engraçado e o deboche.
Todo sagitariano corre o risco de ser engraçado DEMAIS, falar alto DEMAIS, comer DEMAIS, ou seja, exagerar em quase tudo. Nunca falar sério quando precisa é uma das qualidades negativas de sagitário.



sexta-feira, 6 de maio de 2011

O início do fim... do preconceito!

A grande noticia do mês foi a aprovação a união homossexual.
Enfim alguma notícia boa vem dos políticos.
Ontem foi aprovado o reconhecimento da união estável entre gays.
É mais um passo na luta contra o preconceito que hora ou outra ainda vejo e ouço por ai... Alguns comentários sérios totalmente perversos outros em forma de piada, mas que escondem uma verdade lamentável.
Há muitos anos eu convivo com gays e, sinceramente, não muda nada. Nunca me incomodaram, nunca faltaram com o respeito, muito menos me fizeram passar vergonha... Muito pelo contrário: sempre foram motivo de muito orgulho, mas não por serem gays e sim por serem pessoas maravilhosas, simplesmente isso.
Tem muita gente por ai que tem dificuldade em ver as pessoas. O que elas enxergam são: são paulinos, corintianos, gays, feio, gordo, magro, nerd... Será que algum dia as pessoas vão dar menos atenção ao físico e levar o que realmente conta no ser humano: o caráter?
É tudo uma questão de gosto no fim das contas?
Acho que é uma questão de cada dar o devido valor a própria vida e se preocupar com ela e somente com ela. Como diria um amigo meu: “sabe por que a tartaruga vive 100 anos? Por que ela cuida da vida dela...!”. Já é bem difícil ter que resolver nossos próprios problemas, pra que ficar fazendo dos outros mais uma questão a ser resolvida?
Quem está bem consigo não precisa falar dos outros... Muito menos odiar certo? Certo? Espero que sim, por que odiar só por odiar...
A aprovação mostra que os homens estão caminhando para novos conceitos, novas maneiras de viver e de conviver. Isso é excelente por que o mundo pede por isso hoje. Não só nessa parte dos gays, mas no que se refere a lixo, poluição, natureza, honestidade, respeito mútuo e por ai vai um mundaréu de outras atitudes que precisam ser revistas com urgência...
Uma coisa que me deixou chocado no começo da semana foram os americanos comemorando o assassinato de Bin Laden como se fosse a conquista de um título de NFL.
Não to dando uma de puritano não ta? Não acho que todo mundo tinha que rezar pela alma do cara... Mesmo por que pessoas como o falecido são bem mais preconceituosas e malvadas, no sentido mais literal da palavra, do que quem estava comemorando o “campeonato”. Mas tenho certeza de que muita gente ali estava daquele jeito só pela festa, pela curtição e não pelo motivo real...
Os americanos têm coisas fantásticas na mesma proporção de que aprontam coisas que são inacreditavelmente absurdas. Assim como todos os outros povos por ai e um bom exemplo são os brasileiros não é?
No mesmo minuto em que ouvi no radio a noticia sobre o reconhecimento da união entre gays, seguiu-se uma noticia sobre funcionários fantasmas no governo do Pará. Um deles está entrando com um processo contra o governo por que ele descobriu que era um laranja há 23 anos, mas o detalhe engraçado e absurdo é que ele tinha 1 ano de idade quando foi empregado pelo governo! Com um salário de quase 15.000 reais por mês desde então! Não é ótimo?! Você quase não nasce e já tem um emprego desses? A pena é que o cara hoje só consegue ganhar um salário mínimo...
É... Temos muito que fazer ainda para poder elevar a moral do homem...

terça-feira, 3 de maio de 2011

Quem tem medo de escorpião?

Demorou mas chegou!
Os escorpiões!
De alguma maneira, nem eles sabem bem como, os escorpiões tem um poder de atração sobre as pessoas que é praticamente irresistível. Magnetismo é uma palavra que define bem a energia que emana deles. E isso sem fazer força nenhuma!
É preciso tomar cuidado para não magoar um escorpiano, eles têm uma memória de elefante quanto se trata de rancores...
Numa via negativa as energias de escorpião são, entre várias outras: ciúmes, obsessão, agressividade e manipulação.