Sobre o 13º signo
Com toda essa história rolando por ai na TV e jornais sobre a “descoberta” do 13º signo, vi que ainda é bem difícil para as pessoas que nunca tiveram contato com um astrólogo entenderem como funcionam as coisas.
Me sinto responsável por passar algumas informações, pelo menos para as pessoas mais próximas a mim, e poder explicar melhor o que acontece nessa história.
Começando pelo começo: os astrólogos não “acreditam que SÓ existem 12 constelações”. Primeiro por que é impossível não ver mais que isso: é só olhar para cima que veremos várias outras e não precisamos ser astrólogos ou astrônomos para isso. Segundo que, nunca, nenhum astrólogo de verdade disse que só existem 12 constelações. Mais uma: ninguém “descobriu” a 13ª constelação, ela já estava lá há bastante tempo, se viu só agora, é por que não anda prestando muita atenção.
Outro ponto importante é explicar que a Astrologia usa como base para a sua teoria, o Zodíaco Tropical, que é uma faixa de angulação limitada no céu por onde podemos visualizar essas doze constelações “tradicionais” e não o Zodíaco Sideral, que é o que se vê quando olhamos para o céu como um todo.
Em certa parte ouvi algo assim: “as estrelas não estão nem aí para nós!”. Nessa parte eu tenho que concordar plenamente! A Astrologia não fala que nosso destino é guiado pelas estrelas, mas procura explicar, através de seus símbolos relacionados com essas constelações e planetas, o comportamento tão complexo e vasto do ser humano. É uma correlação simbólica totalmente coerente e não divinatória como muitos céticos pensam e pregam.
ASTRÓLOGO NÃO ADIVINHA, INTERPRETA.
Por último (e, por minha parte, acredito que seja de vital importância), vamos usar uma qualidade humana tão pouco colocada em prática nesses tempos: o bom senso.
Os médicos são responsáveis pela medicina; os psicólogos, pela psicologia; os engenheiros, pela engenharia; os professores, pelo ensino e por aí vai uma infinidade de profissões. Seguindo essa lógica, que tal deixarmos a ASTROLOGIA para os ASTRÓLOGOS?
ASTRÔNOMO (deixando muito claro: nada contra e tudo a favor dessa profissão) trabalha com ASTRONOMIA.
ASTRÓLOGO trabalha com ASTROLOGIA. São conceitos diferentes e independentes.
Portanto, fiquem tranqüilos: ninguém vai mudar de signo! A idéia de fazer, por exemplo, alguém de Sagitário ter que trocar seu signo para Escorpião não é só ridiculamente incompatível com a sua personalidade, mas também chega a ser engraçado.
Afinal de contas, algo que funciona tão perfeitamente nos últimos... Deixe-me ver aqui... Ah, sim... 5.000 anos, não deixaria de notar algo tão “pequeno” quanto uma constelação!
Esse tipo de polêmica é muito importante para podermos ter a oportunidade de explicar melhor e desmistificar a Astrologia.
Astrólogo sério não brinca com teorias e com adivinhações.
Nossa missão é ajudar o outro a se conhecer melhor, usando os símbolos comportamentais relacionados com os planetas e as constelações.
Termino por aqui, mas se alguém tiver alguma duvida é só perguntar certo?
Grande abraço a todos!
Nando
Nenhum comentário:
Postar um comentário